Também conhecido como terceirização, o outsourcing é o uso de prestadores de serviços externos que visa entregar soluções, infraestrutura, equipamentos e serviços de TI. Ainda que seja uma tendência nos últimos anos, muitas empresas ainda não entendem os benefícios dessa estratégia.
Neste artigo, você verá como a terceirização pode reduzir os custos da empresa, acelerar o tempo de mercado e as vendas. Acompanhe!
Em 2012, no auge da crise europeia, uma pesquisa da Lieberman Software, realizada em Londres, revelou que 71% das empresas consultadas já terceirizavam boa parte de suas necessidades de TI.
Não há um estudo definitivo no Brasil, mas o que se percebe é que esta é uma forte tendência para os próximos anos. Vale lembrar que, nesse momento de crise econômica, não é somente a redução de custos que leva as empresas a terceirizarem seus serviços. Veja as principais vantagens dessa prática!
Todos os custos de aquisição de equipamentos, softwares e também serviços podem ser significativamente reduzidos com o outsourcing em TI. Com um custo fixo, definido com um acordo de nível de serviço (SLA), a empresa deixa de se preocupar com negociações e aquisições de diversos fornecedores, manutenção, suporte, etc.
A parceria com um bom fornecedor de serviços de TI fará com que o suporte aos usuários seja otimizado. Isso porque, ao contar somente com a equipe interna, a empresa pode sobrecarregar seus profissionais com demandas emergenciais e deixar o atendimento aos usuários um pouco de lado.
Um bom fornecedor fará de tudo para manter a operação a todo vapor, pois a satisfação dos usuários é um sinal de que seus serviços são eficientes e devem ser mantidos pela empresa contratante.
Toda e qualquer empresa sabe o quanto é difícil e caro manter profissionais de TI altamente capacitados em seu quadro de funcionários. De acordo com a Softex, por exemplo, até 2020 deve haver um deficit de mais de 480 mil profissionais da área no Brasil.
Ao firmar parceria com um bom fornecedor de serviços e soluções de TI, este problema é resolvido, pois este fornecedor mantém em seu quadro os melhores especialistas. Os profissionais podem, de acordo com o formato de contrato, ficar alocados na empresa à disposição ou fazer atendimento remoto.
Essa é uma vantagem que abrange redução de custos — não há encargos com folha de pagamento, por exemplo — e também ganho de inteligência tecnológica.
Além de manter o departamento de TI da empresa atualizado e contar com profissionais capacitados, a qualidade dos serviços tende a melhorar.
Por várias razões: a equipe interna de TI fica mais enxuta e pode focar mais na estratégia do negócio; o fornecedor irá se esforçar para entregar sempre o melhor e, assim, cumprir o SLA; a empresa se mantém atualizada com as tendências de mercado em ferramentas e práticas.
Receba nossos artigos diretamente no seu e-mail e mantenha-se atualizado. Assine nossa newsletter!