A tecnologia tem causado uma profunda mudança na forma como empresas prestam os seus serviços. As soluções de TI corporativas reduzem custos, aumentam o grau de inovação no ambiente corporativo e dão a oportunidade para empresas trabalharem fazendo mais com menos. Nesse cenário, a computação na nuvem se destacou nos últimos anos como uma tendência de alta versatilidade.
No entanto, o processo de migração para uma plataforma na nuvem pode ser conflituoso. Além de terem que lidar com a escolha da solução correta, a companhia deve passar por uma série de rotinas para que a adoção de uma nova solução não cause problemas internos.
Se você está enfrentando esse processo, leia o nosso texto de hoje e saiba como identificar e implementar a solução de cloud computing perfeita para a sua empresa!
O primeiro passo para fazer uma migração de sucesso para a nuvem é identificar qual solução é a mais adequada para o seu negócio. Entre as mais populares, podemos destacar:
O investimento em ferramentas de gestão corporativa muitas vezes é associado à necessidade de grandes investimentos serem realizados. No entanto, com o auxílio da computação na nuvem, empresas de pequeno e médio porte já podem ter acesso a tais sistemas, seja para otimizar rotinas ou a qualidade dos serviços prestados aos parceiros comerciais.
Os serviços de armazenamento remoto já são utilizados por várias pessoas no seu dia a dia. No ambiente corporativo, tais ferramentas já possuem um nível de controle e segurança alto o bastante para que companhias de qualquer porte possam adotar o cloud storage como solução estratégica de negócio. Assim, funcionários conseguem compartilhar documentos ou obter dados corporativos mais rapidamente, precisando apenas de uma conexão com internet.
A análise de dados está revolucionando a forma como empreendimentos criam estratégias de mercado. Com o auxílio de softwares de big data, setores de vendas podem criar perfis de consumos e prever movimentos do mercado, contribuindo de maneira efetiva para que as campanhas de marketing se tornem mais eficazes.
Para que a adoção de uma solução de cloud computing tenha um grande grau de sucesso, a empresa deve adotar uma série de medidas, tais como:
O Service Level Agreement é um documento que regrará toda a prestação de serviço dentro do ambiente corporativo. Nesse sentido, ele deve ter métricas, indicadores, regras de utilização e outras normas que garantam que o produto adquirido satisfaça todas as necessidades da empresa. Assim, conflitos e outros problemas serão solucionados com mais facilidade.
Identificar qual é a solução adequada para o negócio é uma das partes mais importantes do processo de migração para a nuvem. Nem sempre uma ferramenta de big data, por exemplo, pode agregar valor aos serviços da empresa. Nesse cenário, cabe ao gestor de TI escolher quais processos são capazes de agregar valor à empresa.
O treinamento dos funcionários que utilizarão as ferramentas de cloud computing é indispensável para garantir o sucesso da migração. Ele diminuirá erros, dúvidas e fará com que o processo de adaptação seja mais suave — todos os profissionais poderão trabalhar com o máximo de produtividade o mais rápido possível.
Na dúvida entre qual prestador de serviços é o mais adequado para o seu negócio, conheça o perfil da empresa. Avaliar o feedback de antigos clientes, assim como a forma como os atuais avaliam um serviço, é uma forma de identificar como a companhia atua. Portanto, não deixe de lançar mão dessa opção.
Melhorar processos deve ser uma preocupação constante de líderes empresariais, e com o cloud computing é possível tornar companhais mais eficientes e flexíveis. Profissionais podem atuar em mais locais e processos são integrados. Como consequência, todos os produtos e serviços tornam-se mais competitivos, ampliando a presença da empresa no mercado.
E você, já utilizou um serviço de cloud computing? Pretende fazer a migração? Conta pra gente a sua experiência e opinião sobre o assunto!