Que a Transformação digital é um conceito em voga, isso ninguém tem dúvidas. No entanto, ainda que muitos discutam tema, não são todos que entendem realmente o seu significado. A certeza, de fato, está na importância dessa nova ideia para o atual mercado.
Basicamente, a transformação digital acontece quando as empresas adotam a tecnologia como parte central do negócio, resolvendo problemas, aprimorando os serviços e criando oportunidades utilizando-a como suporte principal.
No entanto, essa é uma definição direta e mais básica. A palavra “Transformação” não está ali à toa. O trabalho na prática vai muito mais além. Para extrair os benefícios dessa nova metodologia é necessário entendê-la, identificar os desafios de implementação e, em seguida, dar os primeiros passos.
Mas, calma, estamos aqui para ajudá-lo. Confira a nosso conteúdo e fique por dentro de todos os pontos sobre a Transformação Digital no TI. Boa leitura!
O que é a Transformação Digital?
Como explicado, o conceito sobre Transformação Digital é baseado no uso da tecnologia no dia a dia de uma empresa. Mas é claro que essa definição é muito simples. A ideia vai muito mais além.
Transformação Digital está ligada à integração e mudança de metodologias dentro de uma empresa. Adotar tecnologias de forma aleatórias não significa entrar no mundo digital. O segredo aqui está na transformação cultural e gerencial, no estudo dos desafios e na experimentação de novas ideias.
A implementação tecnológica é apenas uma parte da transformação digital. Todavia, não se pode negar que ela é o fator no qual muitos proprietários mais se apegam. Por essa razão, uma ótima maneira de dar os primeiros passos rumo à transformação digital é começar pela área de TI.
Por se tratar de um setor íntimo à tecnologia, as outras questões tendem a ser mais bem aceitas ou debatidas. Mas isso não significa que seja uma tarefa fácil. Os desafios ainda são imensos.
Quais os principais desafios da Transformação Digital na TI?
Superar paradigmas internos
O primeiro grande desafio da Transformação Digital na TI é superar os conceitos enraizados e obsoletos de uma empresa. Afinal, quase sempre, a instituição tem práticas antigas que “não precisam ser mudadas”.
Aqui, o gestor de TI deve apresentar uma postura positiva e firme ao mesmo tempo, mostrando que os benefícios trazidos pela transformação digital valem a pena à quebra de paradigmas.
Focar investimentos em tecnologia inteligente
Uma empresa tem várias atividades centrais para a estabilidade do negócio. A cada novo planejamento é preciso definir o volume de investimentos que as áreas receberão no ciclo. É exatamente nesse ponto que se encontra mais um desafio para a Transformação Digital na TI.
“O TI já tem muitas ferramentas”! “Tem tecnologia que eu nem sei para que serve no departamento de vocês”. Algumas dessas frases são corriqueiras para um gestor de TI.
A verdade é que, infelizmente, alguns proprietários acreditam que não há necessidade de melhorar a infraestrutura do departamento constantemente. E isso é um grande erro.
Hoje, tecnologias como Cloud Computing, Blockchain, Big data e IA são essenciais para qualquer transformação digital. Ao investir nessas soluções, a empresa só estará ganhando. E esse argumento deve ser apresentado nas reuniões de planejamento.
Encontrar bons parceiros
Existe hoje um número grande de empresas oferecendo serviços de tecnologia e inovação. Porém, ainda assim, não é simples encontrar um parceiro que se corresponda às verdadeiras necessidades do seu negócio.
É preciso contar marcas que entendam e ofereçam melhorias de acordo com o nível de transformação digital que a sua empresa está passando. E o mais importante, abraçar parceiros especialistas em:
Quais os primeiros passos para a Transformação Digital?
Os desafios são grandes. Mas entendê-los é essencial para que a sua empresa possa dar os primeiros passos com segurança. Confira alguns fundamentais para o início da caminhada.
Criar uma cultura pautada na inovação
A transformação digital é a mudança de postura de uma empresa como um todo. Ainda que o TI seja o setor tecnológico, ele sozinho não é capaz de modificar uma cultura organizacional. Por isso, o primeiro passo deve ser o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura interna que abrace a inovação constante. A partir disso, o caminho fica muito mais fácil.
O gestor do setor tecnológico deve ser naturalmente um defensor da causa. Ou seja, precisa mostrar como essa cultura – ainda que contida no seu departamento – faz muita diferença na rotina dos profissionais.
Incentivar a participação de todos da empresa
Ou a transformação digital é plena ou ela não acontece. Como explicado, a mudança de cultura é um passo importante nessa empreitada. E a melhor maneira de acelerar esse processo é contando com a participação de todos os setores da empresa.
O TI pode ajudar aperfeiçoando a comunicação entre os departamentos da instituição, facilitando a troca de ideias e de feedbacks. O nível de mudança proposta em uma transformação digital, seja no nível gerencial, seja no estrutural, não pode ser alcançado só com um esforço solitário.
Com o mercado mudando cada vez mais rápido, empresas reativas tendem a ser superadas gradativamente. A união nesse ponto é um fator que não deve ser ignorado, e os gestores de cada setor devem nortear essa jornada.
Monitorar e mensurar os resultados da nova estratégia
O que não é medido, não é melhorado. Não adianta implementar tecnologias aleatórias e achar que a transformação digital acontecerá em um passe de mágica. Cada investimento e ação tomada pela empresa devem ser acompanhados de perto pelo gestor de TI.
É necessário se certificar sobre a efetividade da estratégia, avaliando os resultados obtidos em cada período. O líder de TI exerce papel fundamental também nessa etapa, pois, além de grande interessado no sucesso da iniciativa, ele é o mais bem preparado em termos técnicos para analisar as novas tecnologias.
Conclusão
Não adianta ficar acomodado esperando que a transformação digital chegue ao setor de TI naturalmente. Muitas vezes, as questões mais óbvias são as menos praticadas – pesquise sobre a Navalha de Occam. O TI deve encabeçar a mudança rumo à transformação digital em qualquer empresa, entendendo os desafios e apontando os caminhos para o sucesso da estratégia.
A Zillion é uma especialista em Segurança digital, Produtividade e Colaboração e Infraestrutura de TI. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, ela tem como objetivo principal proporcionar soluções de tecnologia em nuvem para ajudar os seus parceiros a serem bem-sucedidos em seus negócios.
Gostou das nossas informações? Que tal agora entender como é possível equilibrar o custo-benefício nos investimentos que devem ser feitos no setor de TI da sua empresa?