Cortar custos, sem diminuir a qualidade e a produtividade, deve ser uma atividade prioritária para as empresas que estão presentes em contextos de forte concorrência. A tarefa de redução de gastos, que para alguns gestores pode parecer quase impossível, na verdade, pode se tornar realidade com a ajuda da tecnologia. Com esse auxílio, as organizações via de regra conseguem maior eficiência nos processos produtivos e, consequentemente, conquistam uma maior força de competitividade.
Veja, a seguir, como as soluções tecnológicas podem ajudar você a cortar custos.
No mundo empresarial, há uma máxima que diz que o cliente não quer pagar por custos, mas sim por valor. Isso quer dizer que o gestor de um negócio não pode, simplesmente, repassar um reajuste de matéria-prima ou um acréscimo na conta de energia para o preço final do produto ou do serviço para o consumidor.
Caso o empresário repasse o reajuste, corre o risco de perder clientes. O que fazer então? A resposta está na busca por eficiência no processo produtivo — é aí que entra a tecnologia. Em grande parte das tarefas, nos diferentes setores da economia, quase sempre há uma maneira mais eficiente de se realizar uma atividade. Cabe à empresa fazer um mapeamento dos processos para identificar oportunidades de melhoria.
Muitas vezes, para conseguir cortar custos, a organização terá que fazer reformulações em uma série de processos internos. Por exemplo, em vez de utilizar a comunicação em papel, pode adotar o uso de mensagens eletrônicas, por meio da internet. Outra maneira de reduzir gastos fixos, como aluguel de um prédio ou de salas, transporte, etc., é permitir que os colaboradores trabalhem no sistema de home office. Como hoje em dia é possível fazer conferências online, até mesmo com plataformas gratuitas, como o Hangout ou o Skype, a presença de profissionais em lugares distantes entre si não é mais empecilho para a realização de reuniões.
O uso da tecnologia no ambiente de trabalho torna as tarefas mais ágeis e menos passíveis de erros e retrabalhos. Por exemplo, por meio da automatização, o fluxo de trabalho entre os profissionais é mais rápido. Com a digitalização de documentos, a transferência de um arquivo de um colaborador para outro pode ser feita por meio de um sistema de gestão, sem a necessidade de haver deslocamentos de pessoal, que diminuem a produtividade. Além disso, o uso da computação em nuvem e do backup, entre outras ferramentas, como a certificação digital, proporcionam maior segurança às atividades da empresa.
A tecnologia, ao diminuir os níveis de burocracia, ajuda a organização a cortar custos com gargalos de produção e com ociosidade. Sistemas de gestão, por exemplo, permitem a alocação de recursos de forma otimizada, bem como proporcionam o controle efetivo de materiais e de mão de obra em praticamente todas as etapas de produção. Nesse sentido, as soluções tecnológicas podem participar de diversas fases do trabalho da empresa, como planejamento, execução, avaliação e melhoria. Afinal, hoje em dia é possível encontrar no mercado sistemas altamente customizáveis, que atendem às necessidades específicas de diferentes tipos de organização.
Na empresa onde você atua, há alguma iniciativa para cortar custos por meio do uso da tecnologia? Conte sua experiência nos comentários aqui do blog!