A distração que as redes sociais trazem nas pessoas podem ser um problema no ambiente de trabalho. E faz com que muitos gestores bloqueiam o acesso a determinados sites para os funcionários. A solução parece definitiva, afinal, o número de distrações diminui e, enfim, todos podem trabalhar sem interrupções, certo? Nem sempre.
Conheça alguns motivos de porque bloquear o acesso de sua equipe a alguns sites não é uma boa ideia.
Normalmente para impedir o acesso a determinados sites são usados firewalls, que funcionam como uma parede, bloqueando o acesso através de links. Por exemplo, se seu funcionário tentar acessar o Facebook, Instagram e outros, ele não irá conseguir.
Essa medida é normalmente aplicada por gestores e companhias mais tradicionais, que acreditam que bloquear o acesso do colaborador à distração fará com que este seja mais produtivo. Mas, será?
Quando seu funcionário perceber que o acesso dele está restrito pode gerar um mal-estar, por ele sentir que não há confiança nele ou em seu trabalho. Além disso, as chances são que seu funcionário continue produzindo menos, mesmo sem acesso à “distração” ou até acesse pelo celular pessoal que pode não estar conectado na rede da empresa.
É preciso observar também, se a atividade não pode ter pontos positivos. Voltando ao Facebook, a rede hoje se tornou uma importante plataforma de troca de informações e contatos entre empresas e clientes. O fato de sua equipe de vendas não ter MAIS acesso a esse conteúdo, não pode gerar quedas em seus serviços? Vale à pena considerar.
Como então, fazer a cobrança de resultados, sem intervenções excessivas e intrusivas?
Autogestão é confiar em seus colaboradores e deixar que eles sejam responsáveis por suas tarefas e entrega de resultados – sem se dispersar do trabalho – e com os gestores servindo como guias.
Essa forma de atuação mostra confiança no trabalho de seus funcionários e gera comprometimento com a empresa. Além disso, você pode monitorar o rendimento, por meio de ferramentas de TI.
Da mesma forma que os colaboradores podem administrar as próprias tarefas, eles também podem discernir entre o que é ou não uma distração. A única coisa que irão precisar é de um direcionamento.
Veja algumas outras dicas para manter sua equipe produtiva
Um colaborar feliz, é um colaborador produtivo.
Tão importante quanto elogiar, críticas construtivas sobre métodos de trabalho e desempenho ajudam seu colaborador a crescer.
Nem só de broncas vive um gestor. Quando sua equipe tiver um bom desempenho e se destacando, elogie. Faz bem para todos.
A mensuração de performance da sua equipe é muito importante. Fique de olho e use os dados a seu favor.
Existem ferramentas muito acessíveis que podem fazer uma gestão eficiente da sua navegação, seja liberando acesso a sites em períodos específicos (exemplo no horário do almoço), bloqueando sites que podem prejudicar a sua empresa, como pedofilia, racismo, pornografia e outros, e principalmente dando relatórios de uso, consumo, velocidade e muito mais. E você pode alugar ou seja, pagar somente pelo que estiver utilizando.
E se a sua empresa fornece internet para visitantes, clientes, etc, estas ferramentas são muito úteis para separar o acesso de pessoas de “fora” da empresa a sua rede principal, diminuindo o risco de invasões e perda de dados.
Ficou interessado em soluções para ajudar na gestão de sua empresa e equipe? Fale com a gente, podemos ajudar você.