A cibersegurança nada mais é do que a proteção de computadores, celulares, servidores, sistemas, dados, etc. contra ataques maliciosos de diversos tipos. Existem igualmente diversos tipos de técnicas dentro da cibersegurança para combater estes ataques, algumas simples e outras mais complexas, mas todas com o objetivo de proteger!
A Zillion tem tudo a ver com isso, por isso resolvemos listar algumas novidades para vocês relacionadas à cibercultura atual, confira!
A regra é clara! Os cuidados com o vazamento de dados agora estão maiores.
Com a onda tecnológica e da revolução informação provocada pela internet, diversas medidas precisaram ser tomadas para controlar o vazamento de dados privados de diversos usuários, empresas, etc.
No Brasil, foi aprovada a Medida Provisória 869/18 que cria a Agência de Proteção de Dados (ANPD) que vai aumentar a segurança de dados não só de clientes de empresas privadas, mas também governos municipais, estaduais, etc.
Além disso, a medida buscará a conscientização da população acerca da proteção e dos direitos de privacidade de seus dados e também irá instruir às empresas privadas sobre como poderão usar os dados dos seus clientes.
Controle Nacional e Internacional de dados da nuvem e os direitos humanos.
A internet possui um campo de dados infinito, onde acumula-se muita informação de todos os tipos no que chamamos de “nuvem”, e o controle sobre estes dados está sob responsabilidade de diversas entidades, entre elas privadas, governamentais, públicas, etc.
Atualmente está sendo questionado até que ponto cada país deve rever e manipular suas restrições tecnológicas e principalmente de manipulação de dados públicos. Pois muitos países estão querendo manter os dados do setor público guardados dentro de suas fronteiras.
Mas até que ponto o controle de um país sobre os dados do setor público devem permanecer “ocultos” da sociedade? E como isso poderia afetar nos nossos direitos humanos, na nossa vida social? Diversas discussões sobre o tema estão sendo abordadas pelo mundo e essa é uma dos principais assuntos da cibersegurança atualmente.
Segurança Reconhecida: Reconhecimento Individual na atualidade
Tecnologias como as de reconhecimento facial e biometria estão participando cada vez mais de nossas vidas: presentes nos smartphones, essas tecnologias estão sendo aproveitadas por diversas iniciativas privadas, como as redes bancárias, aplicativos de serviços, entre outros.
Essa tecnologia aumenta a segurança individual e proteção de senhas, dados, etc. Atualmente o campo do Reconhecimento Individual está avançando e logo será possível também adicionar uma nova tecnologia a esse quadro: a de Reconhecimento de Voz.
Investimento em cibersegurança
Com o aumento no número de casos de vazamento de dados e compartilhamento de informação, é perceptível o aumento também da demanda da proteção no meio digital.
As empresas estão buscando se preparar para ameaças e ataques cada vez mais complexos e fortes; empresas que trabalham com um enorme número de dados privados de seus clientes estão contratando equipes de cibersegurança para criarem sistemas mais seguros.
E essa é uma tendência para o mercado.
Inteligência artificial para detectar fake news
As famosas “fake news” ou notícias falsas estão mais uma vez no trends de assuntos relacionados a cibersegurança. Principalmente por conta dos danos que essas notícias causam em diversos meios e com uma velocidade incrível. Inteligências artificiais estão sendo criadas e estarão sendo estudadas mais a fundo nos próximos meses e anos, para conseguirem automatizar o processo de reconhecimento das mensagens falsas que se espalham facilmente.
Essa é uma das preocupações do setor público, privado e de todos que estão comprometidos com a importância da veracidade das notícias e informações compartilhadas na internet.